O Parque Tecnológico de Santos sediará, nesta quinta-feira (26), das 9h às 19h, o ‘Manifesto ODS pela Acessibilidade Plena nas Cidades’, como parte das atividades da Semana da Luta da Pessoa com Deficiência e da Semana Global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O evento gratuito reunirá uma série de atividades, incluindo exposições de arte, painéis de discussão, oficinas criativas, apresentações culturais e vivências sensoriais, todas voltadas para a inclusão e o respeito às pessoas com deficiência.
A programação começa com exposições de arte inclusiva, como a do jovem artista autista Gabriel Damaggio, da Apae Santos. Conhecido por sua sensibilidade e talento, o garoto apresentará a coleção ‘Janelas da Alma’, que reflete uma visão particular sobre o mundo. Além dele, outros artistas com deficiência também exibirão seus trabalhos, promovendo uma imersão na criatividade.
Ao longo do dia, painéis de discussão trarão especialistas, ativistas e gestores públicos para debater os desafios e as soluções para uma cidade mais acessível. Os temas incluem acessibilidade em espaços públicos, a inclusão de PcD no mercado de trabalho e os obstáculos para a implementação de políticas públicas mais inclusivas. Esses painéis pretendem gerar ações que ajudem a integrar melhor as demandas de acessibilidade nas agendas municipais, especialmente dentro do contexto dos ODS, previstos na Agenda 2030.
Além disso, os participantes poderão se envolver em oficinas criativas, que irão explorar formas de expressão artística acessíveis a todos, e em vivências sensoriais, que proporcionarão experiências voltadas para a sensibilização do público sobre as barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência no cotidiano.
Apresentações musicais e de dança também fazem parte da programação, trazendo ao palco artistas com e sem deficiência em performances que celebram a diversidade. O evento se encerra com uma roda de conversa, com atletas que disputaram a Paralimpíada de Paris 2024, Nathan Torquato e Vanessa Cristina.
O vice-presidente do Conselho dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Condefi), Luciano Marques, ressaltou o impacto do evento organizado pelo Movimento ODS Santos 2030 para a comunidade. “É uma honra participar, principalmente após a apresentação detalhada que tivemos sobre a Agenda 2030 e seus objetivos. Isso nos abriu os olhos para a transversalidade das questões sociais, especialmente em relação à acessibilidade. A partir de agora, estamos muito mais engajados e conscientes da importância de integrar esses temas nas nossas ações e discussões”, destacou.
Confira a programação
Térreo
9h – Feira Criativa GranBazar
9h – Exposição Gabriel Damaggio (Apae Santos)
9h – Exposição de mosaicos João Panicacci
9h – Apresentação musical Lar das Moças Cegas
9h15 – Apresentação dança em cadeiras de rodas do Studio Las Cia de Dança
9h30 – Apresentação de dança do Napne
11h às 15h – Vivência (Semes)
13h30 – Apresentação capoeira acessível (Mestre Márcio)
13h45 – Apresentação os Saltimbancos (Apae Santos)
Auditório (5º andar)
10h – Pronunciamento com autoridades. Apresentação do Manifesto ODS pela acessibilidade plena nas cidades. Mestre de cerimônia: Samuel Sestaro.
10h às 12h e das 14h às 16h – Vivência Sensorial – Clínica-Escola do Autista
10h30 – Palestra Maurício Mello (Startup Todos Iguais)
11h15 – Apresentação de arte Carol Porto (Turma do Longinho – Inclusão e Arte)
- 11h30 – Painel 1: Os desafios e as soluções
Moderador: Luciano Marques.
Painelistas: Dr. Celso Vilella Matos, diretor do Lucy Montoro, Fábio Peluzo, chefe do Grupo de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Santos, e Ilma Menezes, fisioterapeuta da Casa da Esperança de Santos
- 14h – Painel 2: Empresas acessíveis
Moderador: Cahuê Alonso Talarico
Painelistas: Aline Gonzalez e Melissa Meira, representantes da Eisa Café, Amandio Urbano, vice-presidente da Ond’Azul Rádio Táxi, Claudio Luna, gerente de Recursos Humanos na Brasil Terminal Portuário (BTP), Danilo Abbondanza, CEO da ModalGR, Lumara Sampaio, gerente comercial do Comfort Hotel, e Tiago Guedes, coordenador de eventos do Comfort Hotel.
15h. Apresentação de games de acessibilidade (Cyber Crafter e Cosmic Mind)
- 15h30 – Painel 3: Apresentação de cases
- Exposição fotográfica – Projeto Mães da Esperança (Casa da Esperança)
- Apresentação do programa da instituição com atividades relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Napne
- Conscientização sobre a necessidade de atendimento especializado na fase adulta e idosa da pessoa com deficiência intelectual e a importância da rede de apoio para irmãs atípicas da Abase Centro Dia
- Grupo Técnico de Trabalho Relativo à ampliação e implementação de políticas públicas voltadas para pessoas com autismo da Clínica-Escola do Autista
- Exposição de Gabriel Damaggio da Apae Santos. (Oficina Criativa Solange Martins)
- Associação Equoterapia
- Studio Las Cia De Dança
16h40 – Acessar – Sessão de produções audiovisuais produzidas por PCD, desenvolvido pelo cineasta Marcelo Machado.
- 17h40h – Painel 4: Atletas paralímpicos
Moderador: Nilson Regalado
Painelistas: Nathan Torquato, atleta de taekwondo paralímpico, Vanessa Cristina, atleta da classe T54 de atletismo paralímpico
Serviço
- Onde? Parque Tecnológico de Santos (Henrique Porchat, 47 – Vila Nova, Santos)
- Quando? Quinta-feira (26), das 9h às 19h
- Entrada gratuita
Fonte: Santa Portal